Ir para o conteúdo principal

Beacons em lojas: Limitações e desafios

highlighted:
beforeContent:

 

Resultado de imagem para beacon

Hoje existem diversos tipos de Beacons - Bluetooth Low Energy (BLE) disponíveis no mercado com variações nos dados disponíveis, cobertura, tempo de duração da bateria, configurações e de diferentes fabricantes. Empresas de TI estão vendendo 'soluções mágicas' utilizando Beacons e prometendo resultados impossíveis de se atingir dentre as limitações atuais da tecnologia.

Por exemeplo, em uma rede de loja de roupas e calçados os administradores desejam detectar as áreas com maior movimentação (mapa de calor) e também enviar notificações com promoções enquanto o usuário estiver em um local específico. Posto isto, é relevante ressaltar a complexidade do uso de recursos e as limitações dos Beacons para a busca de soluções diversas; por este motivo é acertado estudar e conhecer  o dispositivos para buscar soluções que atendam os objetivos a serem conquistados. 

Dentre as possíveis limitações no uso de Beacons, destacam-se:

  • Muitos pré requisitos: Para detectar essas informações e enviar notificações é necessário usar um app instalado no smartphone do consumidor com permissões aceitas, wifi e bluetooth ativos dificultando a implantação da tecnologia. Muitos consumidores mantém o bluetooth desligado para economizar energia da bateria e muitas vezes não possuem espaço disponível no smartphone para instalar novos apps o que diminuí muito a quantidade de consumidores alcançados.

    Essas limitações diminuem a quantidade de consumidores participando das campanhas.

  • O sinal se dissipa facilmente: Se um objeto ou pessoa estiver entre o Beacon e o smartphone a distância detectada pelo app será diferente chegando à metros de distância. Outro problema são os pontos cegos onde o sinal não é detectado.

    Por exemplo, um consumidor na sessão de sapatos femininos pode ser detectado como se estivesse na sessão de bonés e receber uma notificação errada ou registrar um dado errado.
    Essa limitação inviabiliza detectar com precisão o ponto/metro exato onde um usuário está.

    Um detalhe é que também existe a tecnologia Nearby da Google que usam os beacons com padrão URIBeacon que envia uma url junto com o sinal e usando o Nerby o android oferece uma notificação que envia para um site ou aplicativo Web. Apesar de não precisar de App instalado para, o URIBeacon hoje possui limitações como demorar para detectar a url como notificação.
  • Custo: O desenvolvimento de um App com essas funções costuma ter um custo alto pela necessidade de profissionais com conhecimento específico e manutenção constante.

    No caso da rede de lojas de calçados, o App deve suportar muitos modelos de dispositivos IOS e Android, ter suporte para receber notificações, autenticação e detecção de beacons tudo com atualizações.

  • Desafios: Os principais desafios são a adesão dos consumidores e problemas com leis relacionadas a de coleta de dados.

    No caso da adesão, de acordo com a pesquisa da Vista Retail Support, 40% dos consumidores deixam o bluetooth do smartphone desligado para economizar energia e muitos consumidores não tem espaço disponível para instalar novos apps.

Considerações finais:

Se o uso de Beacons adiciona valor ou diferenciais importante para seu negócio, então pode ser um investimento importante principalmente para marketing da marca. Antes de desenvolver seu aplicativo, site ou sistema entre em contato com uma equipe capacitada como a Linky (https://linkysystems.com)

Conteúdos relacionados:

 

Tags:

afterContent:
Widget: Comments 3:

Comments