Ir para o conteúdo principal

Dicas e ferramentas para iniciantes de programação


Você está iniciando ou tem vontade de aprender programação mas não sabe quais programas usar? Esse artigo pode ajudar!
highlighted:
Eu lembro que quando comecei a programar usava um computador muito limitado e lento com windows e os editores Eclipse ou na maioria do tempo com o Notepad++ . Por uns 2 anos eu não usava coisas como testes, linter ou generators.
Com o tempo eu fui testando e usando novas ferramentas de desenvolvimento e hoje uso uma estrutura que é muito agradável e resolvi compartilhar aqui.

Sistema operacional

Importante! Para programação recomendo o uso do Linux, eu uso o Fedora e o Mac também é uma opção mas evite usar o windows para desenvolver sistemas que não use tecnologias da MS como .Net.

Editor de código: 

O editor deve ser leve, ágil e funcional com os recursos de auto completar os textos digitados com opções relevantes e checar se existe algum erro de sintaxe no seu código e por isso eu escolhi o Sublime Text como meu editor padrão.
Entre os muitos recursos o Sublime Text possuí vários plugins, comandos especiais de teclado e suporte de projetos onde é possível organizar pastas e continuar um projeto de onde parou ao reabrir o projeto no editor.
Link para baixar o sublime text: https://www.sublimetext.com/3

Testes de código:

O trabalho de checar se seu recurso ou código está funcionando é muito cansativo então porque não deixar o computador realizar isso por você? 
Esse é uma das razões para escrever testes em seus sistemas e um sistema com uma boa cobertura de testes de ajuda a garantir que seu sistema vai funcionar da forma esperada mesmo depois de realizar alterações em recursos antigos.
As ferramentas e formas de realizar os testes estão relacionados com a tecnologia usada no meu caso eu uso muito Node.js e para testar uso o modulo "mocha" e "istambul" para analisar e gerar um relatório com a cobertura de testes.

Links úteis: 

Sobre os testes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Automação_de_teste 

Linter

O linter é um programa que analisa seu código e procura possíveis problemas ou erros e existem versões para várias linguagens de programação como javascritp, python e PHP. 

É possível usar o plugin de linter do Sublime Text para analisar e buscar erros de forma automática avisando error como a falta de ; (ponto e virgula) . Resumindo, o linter pode "corrigir" o seu código por você.

Git e versionamento!

Versionar o seu código vai ajudar a resolver muitos problemas como juntar alterações por pessoas diferentes e ter uma história do que foi alterado.

Sites importantes!

Código e dúvidas:

Github: Hoje o Github é um grande repositório de código  com ferramentas para desenvolver os sistemas de forma colaborativa.

Busca do google: Está com dúvidas? Há ele vai ter ajudar a encontrar informações e muitas vezes as soluções para seu problema.

Stack overflow: Fórum onde os desenvolvedores podem se ajudar com um sistema eficiente de validação social.

Aprender:

Programar: https://www.codecademy.com/ (Codecademy)

Socialize!

Sempre que possível participe de eventos relacionados a tecnologia que você gosta ou quer aprender, procure conhecer novas pessoas. Dessa forma você pode aprender com pessoas mais experientes e até ter novas idéias para seus projetos.

E por hoje é isso pessoal ... 


afterContent:
Widget: Comments 3:

Comments