Ir para o conteúdo principal

Microlocalização indoor e Beacons - Introdução


Um artigo de introdução explicando o que são os beacons, como funcionam e onde usa-los
highlighted:

Estou trabalhando na Fulllab há cerca de 2 meses com pesquisa e desenvolvimento de soluções de microlocalização indoor e IoT usando beacons para a parte de microlocalização e um projeto inovador, o BConext.

Com a microlocalização indoor é possível localizar praticamente qualquer "coisa" com uma margem de erro de centímetros ou poucos metros dependendo do dispositivo e ambiente.

Os beacons são dispositivos bluetooth 4.0 + LE, com uma bateria própria, que emitem sinais para dispositivos receptores como aparelhos móveis e podem ter outros sensores como temperatura e movimentação. 

Qualquer computador ou smartphone com bluetooth 4.0+ pode detectar e se transformar em beacons (algo útil para desenvolvimento) e já temos alguns módulos para node.js no NPM para essas tarefas como o bleacon ou o noble.

Exemplos de uso: 

  • Envio de notificações contextualizadas: quando uma pessoa passa por uma loja.
  • Acompanhamento de movimentação de produtos: Produtos de uma loja podem ter beacons conectados que detectam o movimento e registram dados de quais produtos foram mais requisitados em cada momento.

Vídeo sobre beacons da Estimote:



É possível detectar a posição do receptor (smartphone)?

Com alguns beacons e ambiente adequado é possível detectar a posição atual da pessoa (smartphone) com uma margem de erro pequena. A Estimote tem um App para Iphone de exemplo para esse tipo de uso.

Quer receber informações sobre os próximos artigos sobre Beacons? Me siga no twitter (https://twitter.com/albertosouza_js) ou assine o meu RSS (http://albertosouza.net/?responseType=rss).



afterContent:
Widget: Comments 3:

Comments